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OFICINAS MÁRIO BARBOSA

As Oficinas desempenham um papel crucial no cenário socioeconômico atual, marcado por profundas desigualdades sociais. Suas atividades em período integral visam atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente considerando a vivência em áreas urbanas afetadas pela violência.

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NOSSO PROJETO

A Oficina Mário Barbosa, realiza suas atividades em período integral, entendendo a importância da sua atuação no atual contexto socioeconômico de aprofundamento das desigualdades sociais.


Neste propósito, pretende-se avançar na oferta do Serviço de Convivência para crianças e adolescentes em situação de desigualdade social, levando-se em conta diversos fatores e, em particular, a vivência em territórios urbanos  marcados pela violência . Desse modo, justifica-se a importância de promover a prevenção, através da articulação e interlocução entre proteção social e educação, com foco no processo de socialização.


A proteção social e a educação têm como estratégia socioeducativa promover a socialização e o convívio familiar e comunitário, por meio de um espaço acolhedor e estimulando a cooperação, a comunicação, a criação e valorização do outro. 


As vivências lúdicas, culturais e esportivas além de estimular o desenvolvimento, torna viável a comunicação das crianças e adolescentes entre si e com os adultos, desenvolvendo e fortalecendo vínculos e potencializando autonomia pela aquisição de novos saberes.  


Através do trabalho realizado nas oficinas Mário Barbosa é possível criar e democratizar práticas educacionais que dialoguem com o cotidiano das crianças e sejam constantes, para além do cotidiano escolar e dos muros da escola, efetivando um espaço de acolhimento e convivência. 

As Oficinas Mário Barbosa desempenham um papel crucial no cenário socioeconômico atual, marcado por profundas desigualdades sociais. Suas atividades em período integral visam atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente considerando a vivência em áreas urbanas afetadas pela violência.

Aqui estão alguns motivos pelos quais a oferta do Serviço de Convivência é tão relevante para nossa comunidade:

 

  • Prevenção e Socialização: Através da articulação entre proteção social e educação, a Oficina Mário Barbosa promove a prevenção, focando no processo de socialização. Isso cria um ambiente acolhedor que estimula a cooperação, comunicação e valorização do próximo.

  • Desenvolvimento Integral: As atividades lúdicas, culturais e esportivas oferecidas pela oficina não apenas estimulam o desenvolvimento, mas também facilitam a comunicação entre crianças, adolescentes e adultos. Essa interação fortalece vínculos e promove autonomia por meio da aquisição de novos conhecimentos.

  • Além dos Muros da Escola: Nosso trabalho vai além do ambiente escolar, democratizando práticas educacionais que dialogam com o cotidiano das crianças. Isso cria um espaço de acolhimento e convivência, contribuindo para um desenvolvimento mais amplo e significativo.

 

Em resumo, a Oficina Mário Barbosa desempenha um papel vital ao oferecer oportunidades de crescimento, aprendizado e convivência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho contribui para um mundo mais solidário e inclusivo.

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SEMEANDO O FUTURO 

Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 12 anos

Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes

Funcionamento: Segunda à Sexta em dois turnos, manhã das 08h às 11h30 e tarde das 13h30 às 17h.

 

A proposta da Instituição no contraturno é colaborar para o desenvolvimento do processo socioeducativo de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Ofertar as crianças e adolescentes no período do contraturno escolar atividades direcionadas à educação e ao desenvolvimento infanto/juvenil de forma lúdica, criativa e propositiva.

Realizar atividades com diferentes faixas etária proporcionando trocas de experiências fortalecendo o respeito, solidariedade e o desenvolvimento de novas sociabilidades.

Estimular o exercício da cidadania e a participação das crianças e adolescentes na vida escolar e comunitária.

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INFORMÁTICA

Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 16 anos

Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes

Funcionamento: Terça em dois turnos, manhã e tarde.

 

O curso básico de informática tem como objetivo qualificar os alunos para o uso básico de computadores e internet, considerando a formação técnica, humana e empreendedora como princípios norteadores para o aprimoramento profissional e educacional.

 

  • Desenvolvimento de habilidades: A informática proporciona o desenvolvimento de habilidades motoras, vocabulário, escrita e raciocínio lógico. As crianças aprendem a lidar com informações de forma rápida e precisa.

  • Preparação para o futuro: Vivemos em uma sociedade digital, e o conhecimento em tecnologia é fundamental para qualquer atividade no mercado de trabalho. Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a informática, mais preparadas estarão para o futuro.

  • Geração digital: As crianças de hoje já nascem imersas em tecnologia. Elas têm fácil acesso à internet e utilizam produtos tecnológicos de forma intuitiva. Prepará-las para usar esses recursos de forma inteligente e segura é essencial.

  • Inclusão e habilidades sociais: A informática também atua como forma de inclusão. Manter as crianças atualizadas e conectadas proporciona ferramentas para que se sintam parte de algo, desenvolvendo habilidades sociais e autoestima.

  • Mercado de trabalho: O conhecimento em tecnologia não é mais uma área específica, mas sim fundamental para qualquer profissão. Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com as tecnologias, mais oportunidades terão de desenvolver áreas de interesse profissional.

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JUDÔ

Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 17 anos

Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes

Funcionamento: Segunda e Quarta em dois turnos, manhã e tarde.

 

O judô é uma arte marcial que oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Vamos explorar sua importância:

  • Desenvolvimento físico: O judô trabalha aspectos como força, agilidade, velocidade, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, ajuda no ganho de massa magra e melhora a coordenação motora.

  • Desenvolvimento intelectual: O judô ensina disciplina, paciência, autocontrole e respeito ao próximo. Os alunos aprendem a lidar com vitórias e derrotas de forma saudável.

  • Socialização e respeito: No judô, não existem inimigos, apenas adversários. Antes e depois das lutas, os alunos se cumprimentam, demonstrando respeito mútuo.

  • Aprendizado cultural: Os praticantes também aprendem algumas palavras em japonês, como forma de respeito e tradição.

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CAPOEIRA

Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 17 anos

Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes

Funcionamento: Sexta em dois turnos, manhã e tarde.

A capoeira é uma atividade que oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Vamos explorar sua importância:

Desenvolvimento físico: A capoeira trabalha aspectos como força, agilidade, velocidade, flexibilidade, resistência muscular e equilíbrio. Além disso, estimula a coordenação motora e o ritmo.

Desenvolvimento mental: A capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção, trabalha habilidades de interpretação e organização das informações. Isso é fundamental nessa fase em que a criança está construindo conhecimento sobre si mesma e o mundo ao redor.

Socialização e respeito: Na capoeira, não existem inimigos, apenas adversários. As crianças aprendem a se cumprimentar antes e depois das lutas, demonstrando respeito mútuo.

Criatividade e autoestima: Através das brincadeiras presentes no ensino da capoeira, favorece-se a criatividade, a autoestima e a administração do tempo e espaço dentro de um movimento.

Aspectos psicológicos: A capoeira desperta e estimula atenção, criatividade, autocontrole, cooperação, disciplina e respeito. Além disso, não gera frustração com relação à competição, pois o objetivo é sempre a autossuperação.

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RESENHA SOCIOCULTURAL

Público-alvo: Adolescentes e adultos de 12 a 24 anos

Capacidade de atendimento: 30 adolescentes/adultos

Funcionamento: Quarta às 19h

Finalidade do projeto é promover por meio das rodas de conversas a escuta ativa e qualificada dos jovens, levando a reflexão sobre o autoconhecimento e a consciência social.  O diálogo tem que ser crescente com a comunidade e esses projetos promovem essa integração

 

A Resenha consiste em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática em que é possível dialogar com os sujeitos, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo.

  

Mensalmente os jovens participam de passeios culturais pela cidade do Rio de Janeiro e Niterói.  

 

  • Oportunizar que os jovens vivenciem outros espaços;

  • Enriquecer e ampliar o repertório cultural;

  • Elevar a autoestima;

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ESCOLA DE MÚSICA E CIDADANIA

Público-alvo: Crianças e adolescentes  de 6 a 17 anos

Capacidade de atendimento: 30 adolescentes/adultos

A agência do bem, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve entre outros o projeto da EMC na qual centenas de crianças e jovens aprendem a tocar instrumentos musicais, gratuitamente, e podem levá-los para casa para seguir estudando, aprendem teoria musical, a como ler uma partitura, e ainda tem aulas de cidadania, onde brincam, jogam, criam e refletem sobre temas da vida em sociedade, direitos e deveres, de forma lúdica e divertida. Durante todo percurso do aprendizado aqueles alunos mais talentosos formam uma orquestra, que toca, canta e encanta as plateias por onde quer que se apresente.

  • Incentivar a transformação humana por meio da inclusão social usando a arte como ferramenta;

  • Refinar a gestão de tempo e habilidades organizacionais;

  • Desenvolver a competência de: Trabalho em Equipe;

  • Ensinar perseverança;

  • Melhorar a coordenação motora;

  • Melhorar habilidade matemática;

  • Aumentar sua responsabilidade;

  • Aprender sobre a história cultural;

  • Aguçar a concentração;

  • Promover a autoexpressão e aliviar o stress;

  • Criar um sentimento de conquista;

  • Promover habilidades sociais;

  • Aumentar as habilidades de escutar;

  • Elevar as habilidades de desempenho e reduzir o medo de apresentações

  • Promover a felicidade e sentimento de bem-estar a si e em terceiros;

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GASTRONOMIA

Público-alvo: Crianças e adolescentes  de 6 a 17 anos

Capacidade de atendimento: 100 adolescentes/adultos

O curso de gastronomia sustentável para crianças é uma iniciativa valiosa que combina o prazer de cozinhar com a consciência ambiental.

São trabalhados:

 

  • Alimentação saudável: O curso incentiva as crianças a consumirem alimentos saudáveis, ensinando-as a fazer escolhas conscientes e nutritivas.

  • Experiência sensorial: As atividades práticas envolvem os sentidos, permitindo que as crianças explorem texturas, sabores e aromas dos alimentos.

  • Aproveitamento integral dos alimentos: Ensina-se a utilizar todas as partes dos alimentos, evitando o desperdício. Isso contribui para a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.

  • Preparação de receitas: As crianças aprendem a preparar refeições simples e saborosas, desenvolvendo habilidades culinárias desde cedo.

  • Atitudes positivas: O curso promove atitudes positivas em relação aos alimentos, incentivando a curiosidade, a criatividade e o prazer de cozinhar.

  • Sociabilidade e cooperação: As atividades em grupo favorecem a sociabilidade e a integração entre as crianças.

  • Autoestima: Ao aprenderem a cozinhar e a cuidar do meio ambiente, as crianças desenvolvem autoconfiança e senso de responsabilidade.

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