top of page

CRECHE COMUNITÁRIA MEIMEI

A Creche Comunitária Meimei tem o compromisso de promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

IMG-20230913-WA0024.jpg

HISTÓRIA

Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação, GEPAR, fundado em 03 de outubro de 1991, é uma associação civil, sem fins lucrativos, CNPJ 39.503.966.0001-87, localizado na Rua Engenheiro Carlos Álvaro Quintela (Ant. Rua das Garças, R.51), LT. 3,  QD. 166, Piratininga, Niterói, RJ, mantenedor da Creche Comunitária Meimei, com certificado de utilidade Pública Estadual e Municipal, renovada anualmente pelo poder público desde então, além de estar registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e no Conselho Municipal de Assistência Social.

A Creche Comunitária Meimei visa o atendimento da educação infantil, primeira etapa da educação básica, conforme a meta 1 e a estratégia 1.7 da Lei Federal nº 13.005/2014, Plano Nacional de Educação, como também colaborar para que crianças em situação de vulnerabilidade social, no contexto de sua comunidade local, alcancem seus direitos plenos à educação e cidadania, considerando, também, a importância da educação infantil como promotora do desenvolvimento infantil em seus mais diferentes aspectos (cognitivos, sociais, afetivos, motores, nutricionais, etc). 

 

Realizamos atendimento de 100 crianças de 2 a 5 anos de idade, residentes no bairro de Piratininga e seus arredores.

Nossa Creche tem como finalidade o atendimento à primeira infância, buscando a excelência, oferecendo uma educação de qualidade, inspirada nos referenciais curriculares da Rede Municipal de Niterói, seguindo o calendário letivo do município no cumprimento mínimo de 200 dias letivos e 800 horas, com carga horária diária de 09 horas, das 08h às 17h, configurando horário INTEGRAL, servindo 04 refeições diárias balanceadas, que devem ser supervisionadas por nutricionista e acompanhamento contínuo da equipe técnico-pedagógica no funcionamento e demandas pedagógicas da creche.

 

A Creche Comunitária Meimei é uma sociedade Civil, apartidária, laica, Filantrópica, Educacional, Cultural e de Assistência Social, sem fins lucrativos. Esta Creche desenvolve um trabalho social, fundamentada numa assistência e promoção integral as famílias da comunidade local da qual é formada por mais de quatro mil famílias. Por não terem uma solução para a questão da terra, vem nos últimos trinta anos se apossando das margens da Lagoa, uma vez que a mesma vem sendo assoreadas, principalmente, devido à ação imprópria do homem, no ecossistema da região.

A atividade econômica original da região era a pesca, porém, devido à poluição da Lagoa de Piratininga ocasionada pelo aumento da população regional, pela falta de saneamento básico e pela consequente degradação de suas riquezas naturais, vem sendo 3 substituída pelos trabalhos temporários conforme dados coletados em “Pesquisa da família da comunidade escolar” realizada em maio de 2022, como por exemplo, pedreiros, auxiliar de serviços gerais, técnicos de enfermagem, técnico de informática, cozinheira, enfermeira, babá, diarista, autônomos, entre outros.

Tal situação em nossa comunidade tem melhorado, pois com a implantação de nossa Creche Comunitária em parceria com a FME e o GEPAR, temos desenvolvido na creche, Projetos com o objetivo de conscientizar a comunidade, voltando para o resgate dos valores locais.

A Creche Comunitária Meimei teve seu início na década de 90, com o intuito de suprir algumas necessidades de ordem socioeconômico da população já encontrada. O trabalho Social desenvolvido pelo presidente do GEPAR (Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação), Paulo Sérgio Manhãs Peixoto, teve como objetivo a socialização desta comunidade através da doutrina espírita, visando à melhoria e o crescimento desta população de baixa renda. A partir desta socialização do grupo com a comunidade, foi acontecendo um trabalho muito rico e solidário de uma moradora que teve como iniciativa cuidar de algumas crianças para que seus pais pudessem trabalhar. Através desse gesto solidário surgiu a ideia de se criar uma creche para a comunidade. A Creche Meimei foi fundada no dia 13 de junho de 1998, (dia de Santo Antônio) recebendo este nome em homenagem a uma educadora maravilhosa, que através de sua dedicação com as crianças passou a ser admirada. Destacava-se pela sua beleza, inteligência, alegria, espontaneidade, meiguice, modéstia e amor. Espírito altamente amoroso e culto, dedicada, mais particularmente, assistência e a infância. A Creche Meimei iniciou-se com apenas oito crianças que ficavam juntas em uma só sala, independente da idade e tendo como auxiliares da creche Elizabeth Ribeiro e Mara Regina, Nice sendo cozinheira e coordenadora, e o senhor Gerônimo em serviços gerais.

Localizada no Município de Niterói, no bairro de Piratininga apresenta muitos contrastes. De um lado ricos condomínios e de outro, a população em situação de vulnerabilidade social, habitando residências muito simples, na sua maioria. No entorno da lagoa, onde se localiza a Creche C. Meimei. As crianças que frequentam a creche vêm desta e de outras comunidades próximas, que apresentam as mesmas condições sociais e financeiras. As famílias são geralmente oriundas de outros Estados, que vêm com sonhos de construírem uma vida melhor, se agregando em morros, culminando na favelização.

A Creche Comunitária Meimei, apresenta um corpo de educadores, em busca de um contexto político e social, com o objetivo de desenvolver o crescimento do indivíduo na formação de sua cidadania, pessoas conscientes, críticas do que fazem, para se tornar um ser humano honesto. Somos educadores dispostos a contribuir no desenvolvimento de cada criança, para formar cidadãos críticos, que busquem o melhor para sociedade e para o seu  crescimento social. Nossa creche mantém convênio com a Fundação Municipal de Educação. Recebemos ajuda de outros parceiros com doações e ajudas em geral de um grupo de amigos que como nós buscam o crescimento da Instituição para toda a Comunidade. Nossas crianças são criativas, inteligentes, alegres, amorosos e que gostam de vir à creche desfrutar das atividades que lhes são oferecidas, com bastante alegria e entusiasmo. Temos crianças com algumas dificuldades, a maioria com famílias numerosas, muitas com os pais analfabetos funcionais e desempregados, convivendo diretamente com as diferenças sociais, com a violência presente na comunidade e na própria família que está desestruturada, acarretando problemas trazidos para dentro das salas de aula.

As instalações da creche visam atender as normas orientadoras da Deliberação CME n° 039/2019, expedida pelo Conselho Municipal de Educação de Niterói, prezando também para que se tornem acolhedoras, brincantes, lúdicas, de modo que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, configurando-se num ambiente físico enquanto espaço educador.

 

As ações da creche são norteadas pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), que foi construído de forma coletiva e democrática e supervisionado pela Coordenação de Supervisão Educacional do Município de Niterói (COESE), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, nº 9394/96, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e na Minuta Do Referencial Curricular Municipal de Niterói de 2020.

  • Instagram
  • Facebook

GALERIA

CONVÊNIO

logo-pmn.jpg
bottom of page