Objetivo Geral

 

A principal finalidade dos projetos é propiciar aos usuários oportunidades para o seu crescimento pessoal, de modo a garantir aquisições progressivas, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

 

Nossas intervenções sociais são planejadas a fim de criar situações desafiadoras, estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

 

Organizamos nosso trabalho de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

 

Nossos projetos preveem o desenvolvimento de ações Intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, portadores de necessidades especiais, etnia, raça entre outros.Possuímos articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sócio familiar da política de assistência social. De acordo com CNAS Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009.

 

Quem Somos?

 

O Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação, GEPAR, fundado em 03 de outubro de 1991, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com certificado de utilidade Pública Federal desde 2002, renovada anualmente pelo poder público desde então. Além de estar registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e no Conselho Municipal de Assistência Social. 

 

O GEPAR iniciou na década de 80 (oitenta) seus trabalhos assistenciais, com o intuito de suprir algumas necessidades de ordem socioeconômica da população já encontrada. O trabalho Social desenvolvido teve como objetivo a socialização desta comunidade através da doutrina Espírita, visando à melhoria e o crescimento desta população de baixa renda. 

 

A partir desta socialização do grupo com a comunidade, foi acontecendo um trabalho muito rico e solidário de uma moradora que teve como iniciativa cuidar de algumas crianças para que seus pais pudessem trabalhar. Através desse gesto solidário e atendendo aos apelos da comunidade os membros do Gepar, decidiram implantar um trabalho de assistência e promoção social. 

 

Iniciamos nosso trabalho de assistência e promoção social realizando um levantamento em no ano de1998 junto à população alvo, que vem sendo assistida pelo GEPAR, utilizando-se da ficha de promoção social fornecida pelo Lar Fabiano de Cristo atingindo, nesta primeira fase, 56 famílias deste universo. 

 

No ano de 1998, fundamos em 13 de junho a Creche Meimei para atendimento das crianças de 2 a 5 anos, inicialmente só podemos atender a oito crianças, mais com a ajuda de voluntários e colaboradores, logo este número passou para 60, em horário integral. Meses depois inauguramos a Oficina Mario Barbosa, visando o atendimento de 40(quarenta) crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em contra turno ao horário escolar e o Espaço de Convivência com as famílias visando o desenvolvimento da autoestima, trabalhando questões como educação de filhos, valores, cidadania, sexualidade. 

 

O ano de 2001 foi marcado por profundas transformações, cresceu muito em qualidade. Nossas ações se solidificaram e ganharam maior estrutura, atendendo melhor as necessidades da comunidade. Tudo isso em face da assinatura de convênio e parcerias com o poder público e instituições privadas, podemos assim ampliar significativamente nossos projetos passando a atender 100(cem) crianças em nossa creche e 80 (oitenta) crianças e adolescentes em nossas Oficinas, além da ampliação do quadro de funcionários.

Registros e Títulos



CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social: 44006.003488/2001-31, D.O. de 12/06/2003

CEBAS – Certificado de Filantropia: 71010.001000/2006-50, D.O. de 18/12/2007

UPF - Utilidade Pública FEDERAL, Portaria MJ Nº 988, de 28/08/02

UPE  Utilidade Pública Estadual Lei No. 2691 de 14/02/97

UPM - Utilidade Pública Municipal: Lei No. 1128 de 11/11/92 

CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Niterói

CMDCA, registro sob n. 079/ 1998. E projetos registrados sob o n.079.01 – Creche Comunitária Meimei079.02 – Oficinas Mário Barbosa

CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social Registro n. 022 de 9/3/99

  • Facebook Limpa Cinzento
  • Pinterest Limpa Cinzento
  • Twitter limpa Cinzento
  • Google+ Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento
  • YouTube cinza limpo

© 2014 TaisMessas. Proudly created with Wix.com